Projeto REiNOVA discursou no fórum “Historias Ibéricas de coesão. 30 anos de cooperação transfronteiriça INTERREG Espanha-Portugal (POCTEP)

O projeto REiNOVA teve a honra de marcar presença no fórum organizado pelas agências EFE e Lusa: “Historias Ibéricas de coesão. 30 anos de cooperação transfronteiriça INTERREG Espanha-Portugal (POCTEP)”, no dia 23 de Janeiro 2020, em Madrid.

O evento comemorou os 30 anos de programas INTERREG e o seu impacto nos territórios de Portugal e Espanha, contou com a presença de Representantes da Comissão Europeia, das autoridades de gestão nacionais de Portugal e Espanha e da Secretaria conjunta do POCTEP.

Foi feito um balanço dos projetos executados e da cooperação transfronteiriça, abordando ainda o futuro destes programas, destinados a reduzir disparidades entre as diferentes regiões europeias. O projeto REiNOVA foi convidado a apresentar os resultados do seu trabalho na área de Inovação Agroalimentar.

A IDDNET, como beneficiário principal do projecto, fez-se representar pela Dra. Isabel Marto que apresentou conclusões e dados económicos sobre o projeto REiNOVA, nomeadamente como a metodologia desenvolvida permitiu criar inovação tendo em vista a exportação de produtos para mercados alvos distantes, com um custo significamente mais baixo, fruto da cooperação com um consórcio de especialistas de diferentes áreas.

Os resultados demonstram que o método criado e os conhecimentos adquiridos nesta aprendizagem poderão ser ferramentas indispensáveis para os processos de inovação, presentes e futuros, para as micro e PMEs do setor agroalimentar.